Site do autor

Criando Olhos



Olá, pessoal!
Estou iniciando uma área de tutoriais sobre mangá, explicando passo a passo cada exercício. Sempre que possível, estarei postando algo novo. Acredito que não encontraram algo novo, mas tentarei explicar os exercícios da forma mais simples possível para o aprendizado de vocês.
Antes de começar, acho legal mostrar um pouco do material que costumo usar, especialmente para essa parte inicial. 
  1. Nankin descartável, ou profissional
  2. Lápis 6B
  3. Lápis HB 
  4. Pincél tigre, série 266 nº 6
  5. Tinta nankin da marca que lhe agradar mais
  6. Borracha de qualidade (essa acima é a melhor que eu conheço), pois são horríveis aquelas borrachas de R$0,20 que acabam com a folha e apagam nada.


Abaixo começaremos a fazer olhos em mangá de maneira bem simples. Comece sempre usando o Lápis HB.


1.   Começaremos duas linhas paralelas no sentido horizontal. A distância de uma linha para outra vai variar de acordo com o estilo de olho que você quer. Como base para este exercício, eu estou usando os olhos do Di, que é o personagem principal de Digude. 



2.   No centro das linhas horizontais, traçaremos uma vertical, que representa o centro do rosto.

3.   Em seguida, deveremos separar o espaço para cada olho com linhas verticais. A distância de um olho para outro equivale ao tamanho de um olho. Vou citar um exemplo: Se os olhos tem 3 cm cada, a distância de um para o outro, também, é de 3 cm, sendo que essa medida deve ficar centralizada, de acordo com a linha do centro do rosto, ou seja, 1,5cm para esquerda e 1,5 para a direita. 


 4.   Trace dois círculos. Um em cada espaço que corresponda um olho, eles serão a base para os olhos. 


5.   Estes círculos começarão a ser preenchidos com os cílios. Dependendo do estilo, eles podem ser mais simples, ou mais detalhados. No caso dos olhos de Di, é só engrossar a parte de cima e a parte de baixo do círculo, acrescentando uma ponta na parte contrária ao centro do rosto e um pequeno traço vertical no começo da parte sem ponta do cílio superior. Observem que a parte superior dos cílios é um pouco mais grossa que a inferior.


6.   Agora serão traçados  dois círculos menores que representarão a parte da íris. Para quem não sabe a íris é aquela parte mais visível e colorida do olho. Serão traçados, também, dois traços curvos acima dos olhos, acompanhando o formato circular dos mesmos, que representam as pálpebras superiores.  Vocês deverão traçar as sobrancelhas, também. 



 7.   Antes da próxima etapa, que será acrescentar as outras partes do globo ocular, é muito importante conhecer as principais partes que compõem um olho para o manga. Nna própria imagem está tudo explicado. O círculo branco, entre a pupila e a íris, representa o brilho da luz, que pode se localizar em qualquer área do olho, de acordo com a direção em que o ponto de luz está. 


8.   Agora que você já conhece as partes do olho, deverá fazer como na etapa 7 e marcar com círculos, onde ficarão a pupila e o brilho da luz. Em seguida, deverá escurecer a pupila e as partes onde há uma sombra mais intensa.


9. Nesta nona etapa basta apenas fazer a arte final dos olhos. Esta parte fica ao seu critério, podendo ser usado O lápis 6b, a caneta nankin, ou mesmo o pincel. 
10.   Apague as linhas do esboço.

11.   Na última etapa, eu sombreei a íris e a córnea no Photoshop. Isso também pode ser feito com o lápis Hb, 6b, usando a nankin aguada, ou retículas manuais.


Esse foi o tutorial de estréia. Em breve postarei mais coisas, como outros elementos isolados (nariz, boca, orelha etc.), complemento e outras opções de tutoriais além dos meus.
Se você gostou comenta aí! 
Se ficou sem entender alguma coisa, faça sua pergunta. 
A real intenção é tentar facilitar ao máximo para todos. 
Até a próxima!


-------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------

Para não ficar aquele negócio chato de só ter a minha visão na parte dos tutoriais, eu achei legal dar uma procurada para encontrar meios diferentes e simples de estudar Mangá. Então, rodando pela Internet, esses dias, encontrei uma opção muito boa para olhos femininos e com o mesmo método dá para fazer olhos masculinos.

Vamos ao que interessa!




A fonte desses exercícios super legais foi o blog Visual Mangá.

3 comentários:

  1. Mto bom Vinicius, gostei mesmo... Vlw, abraçus!!! xD

    ResponderExcluir
  2. Ficou Perfeito *o* brigada <3 :3 Vou voltar sempre U.u'

    ResponderExcluir
  3. gostaria de aprender a fazer um olho que encontrei na net como posso mandar uma foto pra vc visualizar?

    ResponderExcluir